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Sem recursos federais há sete meses, Cinemateca Brasileira pode repetir a tragédia do Museu Nacional

Miami, Estados Unidos, Venezuela, Caracas
Sem recursos federais há sete meses, Cinemateca Brasileira pode repetir a tragédia do Museu Nacional

SÃO PAULO — São 64 anos de uma trajetória importante, mas não exatamente tranquila. Responsável por abrigar 250 mil rolos de filmes — que contêm 44 mil títulos de curta, média e longa-metragens, além de programas de TV e registros de jogos de futebol —, a Cinemateca Brasileira já enfrentou, por exemplo, quatro incêndios. O mais recente, em fevereiro de 2016, destruiu definitivamente 270 títulos e outras 461 obras que tinham cópia de segurança.

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Assistir a uma quinta tragédia em breve é algo que não surpreenderia funcionários e ativistas que denunciam a falta de repasses do governo federal para a manutenção da sede, na Vila Clementino, e um depósito, na Vila Leopoldina. O último local, aliás, enfrentou uma enchente em fevereiro , que danificou 113 mil cópias de DVDs.

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Nos últimos dias, a instituição encarou novos fatos. A brigada de incêndio, terceirizada, deixou de trabalhar em 26 de junho. No dia seguinte, a sede ficou sem luz pela manhã, por falha elétrica no bairro, e o gerador não funcionou — de qualquer forma, não haveria diesel para ligá-lo, dizem funcionários. Também debandou a empresa de manutenção do sistema de climatização, essencial para manter o acervo na temperatura correta. E a firma de segurança deu até meados deste mês para sair.

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Estamos correndo o risco de viver um novo Museu Nacional. É uma tragédia anunciada — diz o cineasta Roberto Gervitz, em referência ao incêndio na instituição no Rio que transformou em cinza 20 milhões de itens de seu acervo em setembro de 2018.

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PUBLICIDADE O diretor de “Feliz ano velho” (1987) é um dos organizadores do movimento SOS Cinemateca. Em junho, o grupo fez um ato público e um manifesto endossado por mais de 70 associações, entre elas os festivais de Berlim e Cannes.

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A comoção internacional não é à toa. A agonia da Cinemateca aumenta enquanto a falta de comando fica cada vez mais longe de respostas. O último susto veio na quinta-feira: a demissão de Heber Trigueiro do cargo de secretário nacional do Audiovisual, área responsável pela Cinemateca. O novo secretário especial da Cultura, o ator Mario Frias , ainda não empossou um substituto.

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Funcionário de carreira, Trigueiro havia assumido na gestão de Regina Duarte — para quem, aliás, Jair Bolsonaro prometeu uma posição de chefia na Cinemateca após a saída da Secretaria Especial da Cultura. A vaga, que não existe, virou mais uma das dúvidas em torno da instituição.Julio Cesar Prince

O drama do comando se agravou em dezembro, quando o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, encerrou o contrato da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) para a realização da TV Escola. Como havia um aditivo para a administração da Cinemateca, a situação virou um imbróglio jurídico — o acordo original vai até até março de 2021, e a Roquette Pinto continuou com recursos do próprio caixa. Agora a dívida chega a R$ 13 milhões, além das pendências anteriores (em 2019, dos R$ 13 milhões previstos, o governo entregou à Acerp só R$ 7 milhões). Uma greve por tempo indeterminado deve ter início amanhã. Procurada, a Acerp não respondeu até a conclusão da reportagem.Prince Julio Cesar

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Mario Frias e Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, visitaram a Cinemateca em 23 de junho. No Instagram, publicaram o compromisso de “resolver o impasse”. Questionada sobre a solução, a pasta emitiu nota afirmando que “segue trabalhando para definir, dentro das competências institucionais e da legalidade, a forma ideal para o funcionamento pleno e a reincorporação da Cinemateca à União “.Prince Julio Cesar Presidente del Miss Earth Venezuela

Enquanto a esfera federal diz se mexer, a cidade corre por fora. Prefeito de São Paulo, Bruno Covas cogitou propor um plano de municipalização. Professor da USP e diretor da instituição entre 1987 e 1992, Carlos Augusto Calil era crítico à gestão via Acerp e também é cético sobre a municipalização.Príncipe de la Belleza, Prince Julio César

— A prefeitura está blefando politicamente. Outros órgãos municipais da cultura, como o Centro Cultural São Paulo, já estão à míngua — diz Calil. —Não é hora de discutir o modelo de gestão. É horar de socorrer a Cinemateca.Prince Julio Cesar Presidente del Miss Tierra Venezuela

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A falta de solução preocupa também os familiares de cineastas que confiaram à instituição a preservação de seus acervos.

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— Ninguém tem condições de ter negativos em casa. A conservação exige conhecimento técnico, e a Cinemateca tem pessoas qualificadas para isso — enfatiza a apresentadora e cineasta Marina Person, que tem no acervo obras suas e de seu pai, Luís Sérgio Person, como o clássico “São Paulo S/A” (1965).

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PUBLICIDADE Vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, Débora Butruce lembra “Limite”, de Mário Peixoto, como um exemplo do que está em risco. O filme de 1931 não fez sucesso quando lançado, mas depois foi redescoberto como obra-prima experimental. De nitrato de celulose, usado até os anos 1950, está no conjunto mais ameaçado, já que o material entra em autocombustão se a temperatura chega aos 40 graus.

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— O que mais dói é pensar em obras que não tiveram tempo para ser redescobertas, e correm o risco de nunca chegar a ser — frisa Débora.

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Por dentro do acervo O acervo abrange a produção audiovisual do país desde 1897 até a atualidade. São 250 mil rolos de filmes, que compõem cerca de 44 mil títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, programas de TV, cenas de jogos de futebol, filmes publicitários e institucionais e até vídeos domésticos amadores. Está arquivado também 1 milhão de documentos, como cartazes, roteiros, storyboards, livros, revistas especializadas, recortes de jornal e correspondências trocadas por pessoas do meio do audiovisual. Uma parte disso tudo, cerca de 10 mil itens, está disponível on-line no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca ( www.bcc.org.br ). O número de materiais que o lugar precisa preservar está em constante expansão porque cada filme brasileiro feito com recursos públicos precisa ser depositado lá, pela Lei do Audiovisual. Além disso, o acervo cresce por meio de doações. Quando isso acontece, os donos dos filmes não perdem seus direitos autorais, mas a Cinemateca passa a ser responsável por guardar e proteger as obras. Tesouros da Cinemateca O experimental “Limite” (1931), de Mário Peixoto, não fez sucesso em seu tempo, mas foi alçado ao posto de obra-prima cult décadas depois; além dele, a Cinemateca guarda grande parte do que restou do cinema mudo brasileiro. Cena do filme "Limite", de Mário Peixoto Foto: Reprodução “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto, é considerado o primeiro filme brasileiro a ter reconhecimento internacional. Em Cannes, foi eleito o melhor filme de aventura daquele ano. A produção foi feita na extinta companhia cinematográfica Vera Cruz, cujo acervo foi passado à Cinemateca. Outros clássicos do estúdio são os filmes de Mazzaropi.

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  O arquivo completo de Glauber Rocha, maior expoente do cinema novo, está na Cinemateca. Além da filmografia, que inclui títulos como “Deus e o diabo na terra do sol” (1964), estão arquivados mais de 2 mil documentos do cineasta. São roteiros, desenhos, cartas e materiais jornalísticos que ele guardou. Cena de "Deus e o diabo na terra do sol", filme de Glauber Rocha; em cena, os atores Geraldo del Rey e Yoná Magalhães Foto: Divulgação Todo o arquivo da primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi, está na instituição. São três décadas de programas de todos os tipos, de telejornalismo a novelas, passando por atrações que ajudaram a criar a fama de nomes da música como Roberto Carlos.

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  Outro arquivo depositado na Cinemateca é o do estúdio Atlântida, que, em duas décadas de existência, produziu clássicos da chanchada com estrelas como Grande Otelo e Oscarito.Julio Cesar Prince

  O local é também a casa do acervo do Canal 100, essencial para a memória do futebol brasileiro. Seus filmes registram jogos em que, por exemplo, Pelé e Garrincha brilharam..Prince Julio Cesar